sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E MINHA OXUM FOI A XANGAI!





Bruno Porto, conselheiro da SIB e um dos curadores da exposição, apresenta minha piroogravura de Oxum durante uma visita guiada oferecida à criançada chinesa (foto: Xiao Li)O ILLUSTRABRAZIL é o primeiro evento internacional da Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Um recorte da cultura brasileira, no olhar de mais de 100 artistas gráficos de diversas gerações e regiões do país. Detalhes sobre o evento, cujo tema é a cultura brasileira, na reportagem da GloboNews:



A exposição de ilustrações editoriais, publicitárias, quadrinhos e animação acontecerá entre 20 de agosto e 25 de setembro de 2011, na The Foundry Gallery, em Xangai. A programação inclui palestras em universidades chinesas, atividades de visitação infantil, contatos com profissionais e associações chinesas de artes gráficas e um seminário de negócios para editores, publicitários e empresários locais. Para fortalecer a presença da ilustração brasileira nos mercados internacionais, o seminário Brazilian Illustration in China será apresentado pelos membros do Conselho da SIB no prestigiado RockBund Art Museum. Todas as atividades do evento – realizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Consulado-Geral do Brasil em Xangai e pela Sociedade dos Ilustradores do Brasil – são gratuitas. Mais informações nos respectivos SITE E BLOG do evento.

Para a mostra expositiva e catálogo selecionei uma pirogravura de OXUM, vaidosa segunda mulher de Ogum, senhoras das águas doces, Iyalodê ou a mais importante entre as mulheres da cidade, deusa do ouro, da riqueza e do amor. Sempre perfumada e coberta de jóias. Senhora do ventre das mulheres, da fecundidade, de todos os filhos. Orixá dos rios e cachoeiras.

IllustraBrazil20.08 - 25.09.2011The Foundry Gallery 筑造空间中国上海 陕西北路729弄, 近武定路End of Lane 729, Shanxi Bei RoadJiangAn District - Shanghai ChinaMon-Fri 9am-5pm, free of charge

Brazilian Illustration in China Seminar26.08.2011, 7pmRockBund Art Museum 上海外滩美术馆中国上海 黄浦区 圆明园路169号协进大楼1F169 Yuan Ming Yuan RoadBund District - Shanghai ChinaFree of charge, with limited seating.RSVP required at http://www.rockbundartmuseum.org/

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CULTURA BRASILEIRA NA LITERATURA INFANTOJUVENIL


MESA 4: CULTURA BRASILEIRA
Discutiremos o tema da cultura brasileira, presente na nossa literatura infantojuvenil. Contos populares de diversas regiões do país, narrativas indígenas, afro-brasileiras e mesmo históricas, já são recontadas em livros ilustrados, assim como narrações inventadas que se apropriam e dialogam com esse universo cultural. Mediação: Fernando Vilela.

Com Ciça Fittipaldi, Roger Mello, Mauricio Negro

Acima de 12 anos. 40 vagas. Oficinas 3.
Dia 17/08, quarta-feira, às 20h00.
Informações
SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
email@belenzinho.sescsp.or​g.br

UM PANORAMA DO LIVRO
ILUSTRADO NO BRASIL
Mostra dedicada à produção brasileira contemporânea de ilustração infantojuvenil
Abertura: dia 12/7, a partir das 20h.
De 12/7 a 29/8.
Terça a sexta, das 9h às 22h.
Sábados, das 9h às 21h.
Domingos, das 9h às 20h.
Galpão Multiuso / Área de Exposições
Grátis

Ciça Fittipaldi, Daniel Munduruku e eu, julho passado, no bate-papo sobre TEXTO E IMAGEM NA LITERATURA INDÍGENA. (foto: Cecília Laszkiewicz). Um encontro viabilizado pela parceria entre a SIB e a Associação Casa Azul.