terça-feira, 14 de maio de 2013

DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

SESC Ribeirão
Rua Tibiriçá, 50, Centro
Central de atendimento: (16) 3977-4477
Exposição livre e gratuita
Visitação até setembro, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Horário especial para visitação de grupos escolares: de terça a sexta, das 9h às 17h30
Info e agendamento: tirandodeletra@ribeirao.sescsp.org.br
__________________________________________________________________



A quarta edição do projeto Tirando de Letra apresenta a obra do escritor indígena Daniel Munduruku. Com o objetivo de contribuir para a formação do cidadão crítico e criativo, evidencia-se a importância desta escrita, que se inscreve na Literatura Brasileira, a fim de romper com os estereótipos indígenas e ideias preconceituosas e promover o respeito às diferenças e o reconhecimento da diversidade.
Produzi dez ilustrações inéditas para a exposição, que foram impressas em tecido e fixadas em peneiras indígenas de palha. A cenografia também exibe, em grande escala, a releitura de duas imagens feitas originalmente para livros de Daniel Munduruku

A literatura indígena tem sua origem na memória ancestral, na tradição oral de conservação e transmissão de histórias, conhecimentos e experiências e, por isso, funda-se na coletividade.

O projeto Tirando de Letra, que conta com diferentes leituras artísticas da produção literária do autor, por meio de exposições, espetáculos teatrais, contações de histórias, oficinas e leituras dramáticas vai até o mês de setembro. Com foco principal no incentivo à leitura, as diferentes ações promovem o íntimo contato do público com o livro e suas histórias.



A exposição utiliza-se de recursos cenográficos, tecnológicos e elementos lúdicos para apresentar a vida e a obra do autor a um público prioritariamente formado por crianças de 7 a 14 anos. O projeto arquitetônico/cenográfico ocupa várias áreas do SESC Ribeirão Preto, propiciando um contato fluente com o tema e uma vivência que vai além dos atos de ler, contar e ouvir histórias.

A exposição coloca o visitante em contato direto com os temas abordados pelo autor que, como um autêntico representante das sociedades indígenas brasileiras, faz de sua literatura um eco que nos lembra, a todo momento, que apesar de terem sido praticamente sentenciadas de morte pela colonização europeia e pelas políticas públicas do nosso país, as comunidades indígenas estão vivas e se organizam para manterem vivas suas raízes, suas tradições, suas crenças e o espírito ancestral que norteia o ser indígena: valores que, se observados e partilhados por “todas as gentes”, podem contribuir para a harmonia dos homens e para a conservação do meio ambiente, demandas tão urgentes não só no Brasil, mas em qualquer canto do planeta.



Mais do que expor os conteúdos trabalhados por Daniel Munduruku, o projeto pretende dar ao público a noção de que esta literatura indígena, extraída ora da realidade, ora das lembranças do escritor, e formatada em histórias vividas ou ficcionais, não é apenas literatura: é mais um instrumento da memória e da cultura indígena; é representação da oralidade; é um testemunho legítimo, em forma de livro, de gentes que, até hoje, se organizam e vivem a partir das ideias de comunidade, integração e pertencimento ao meio natural.

De modo dinâmico e interativo, a Sala de Exposições do SESC e outras áreas da Unidade foram ambientadas com cenografia e adereços indígenas, de forma a envolver todos os visitantes. Uma oca, teias, a chuva, formigas gigantes e formigueiros. As crianças são estimuladas a descobrir o prazeroso mundo da leitura e das histórias, por meio de brincadeiras diferentes e instigantes.

Além de ser aberta ao público em geral, a exposição também recebe agendamento para visita de grupos escolares, gratuitamente. Informações e agendamento pelo email: tirandodeletra@ribeirao.sescsp.org.br

SOBRE O AUTOR

Daniel Munduruku é um escritor e professor indígena brasileiro, pertencente à etnia munduruku, cujas aldeias se localizam ao longo da bacia do rio Tapajós. Autor de livros premiados no Brasil e no exterior, é graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia, e é doutor em Educação pela USP. Atualmente, faz pós-doutorado em Literatura na Universidade Federal de São Carlos – Ufscar.

Ele nasceu em fevereiro de 1964, em Belém do Pará. Casado e pai de três filhos, mora atualmente em Lorena (SP). A atuação de Daniel Munduruku no contexto do movimento indígena brasileiro é muito representativa. É diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual - Inbrapi - cujo principal objetivo é a proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas; diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008.

Como escritor, tem proferido palestras e oficinas para crianças, jovens e educadores. Anualmente organiza o encontro nacional de escritores e artistas indígenas que acontece no contexto do “Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens”.

Recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior, entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq) e o Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).

Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável, outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Daniel Munduruku também é membro da Academia de Letras de Lorena.

* Fonte: Ass. Imprensa Sesc Ribeirão





Nenhum comentário: