terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DEZ ENCONTROS COM A LITERATURA INDÍGENA

As vagas são limitadas. Faça logo sua inscrição pelo email: institutouka@uol.com.br. O tema desta segunda edição é a LEI 11.645/08: MODO DE USAR. Ou seja, um encontro para discutir o bom uso da Lei que obriga História e Cultura Indígena nas escolas brasileiras. Este é um evento planejado especialmente – mas não exclusivamente – para EDITORES, DIVULGADORES DA LITERATURA INDÍGENA e PROFESSORES. Para aqueles que precisam CONHECER melhor as culturas e histórias nativas e, desse modo, melhor editar livros de autoria indígena com qualidade; divulgar a literatura indígena com conhecimento de causa e ensinar nossas crianças com competência. Trata-se de um encontro pioneiro, organizado por indígenas, que prioriza a abordagem e demandas dos próprios. A ideia central do projeto é organizar DEZ encontros com a Literatura Indígena, percorrendo os mais diversos temas de interesses dos povos indígenas tendo como eixo a produção literária de nossos povos. O primeiro encontro aconteceu no dia 03/11, sob a forma de um sarau lítero-musical realizado na cidade de Lorena, no interior de São Paulo. Dessa vez há uma "brincadeira" de palavras no título: DEZ (quantidade de encontros) se confunde com a DES-ENCONTRO, pois há quem questione a existência de uma Literatura Indígena.

O encontro, organizado pelo Instituto Uk'a e mediado por Daniel Munduruku, tem o apoio do Instituto C&A, Instituto EcoFuturo, Prefeitura de São Paulo/Sistema Municipal de Bibliotecas, Farmoterápica, Inbrapi e Nearin. Entre os convidados estará Ely Macuxi, autor indígena cujo livro IPATY, O CURUMIM DA SELVA ilustrei recentemente, pela Editora Paulinas.

Parte da produção literária de autores indígenas brasileiros pode ser encontrada no primeiro catálogo literário de obras de autores indígenas editado no Brasil, disponibilizado aos interessados pelo Nearin (Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Inbrapi). Eu e Eduardo Okuno fizemos o projeto gráfico. Na capa ilustrei um cocar alternativo. Acima, a versão em Inglês.

Nenhum comentário: