segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

7ª TRAÇANDO HISTÓRIAS

Mais importante mostra de ilustração de literatura infantil e juvenil do país, a 7ª Traçando Histórias fez parte da programação da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 29 de outubro a 15 de novembro. Da exposição e respectivo catálogo constam obras de 37 profissionais publicadas em livro, entre 2008 e 2010. Cada artista apresentou duas ilustrações. As minhas foram feitas originalmente para o livro A caveira rolante, a mulher lesma e outras histórias indígenas de assustar, de Daniel Munduruku, pela Global Editora. O evento celebrou também os 30 anos de carreira de Eva Furnari, Angela Lago e Anna Raquel.

Desta 7ª Traçando Histórias, no Armazém A do Cais do Porto, participaram Ana Raquel, Ana Terra, Alê Abreu, Angela Lago, Ângelo Abu, Cárcamo, Cris Eich, Cristina Biazetto, Daniel Bueno, Elisabeth Teixeira, Ellen Pestilli, Elma, Elvira Vigna, Eva Furnari, Fernando Vilella, Flávio Fargas, Graça Lima, Guazzelli, Guto Lins, Ionit Zilbermann, Jean Claude, Janaina Tokitaka, Jô Oliveira, Laura Castilhos, Lélis, Luiz Maia, Lucia Hiratsuka, Maria Eugênia, Marcelo Cipis, Marília Pirillo, Mário Bag, Mateus Rios, Mauricio Negro, Roger Mello, Salmo Dansa, Simone Matias e Suppa.

A Feira do Livro de Porto Alegre é realizada há 55 anos na Praça da Alfândega. Nasceu em 1955, quando um grupo de livreiros, intelectuais e jornalistas, organizou a primeira edição com o lema “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”. Um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade, recebe anualmente mais de um milhão de pessoas, que visitam as cerca de 160 barracas e participam de uma intensa programação de sessões de autógrafos, seminários, debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu o diploma de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e, em 2010, a maior feira de livros a céu aberto das Américas foi declarada Patrimônio Imaterial da Cidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Capital.

Nenhum comentário: